TREINAMENTO PARA ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

Loading...

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESCALA DE PRIORIDADES DA VIDA CRISTÃ NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES

Missionário,

Ainda que você esteja preparado ou venha se preparando durante muitos anos para atuar em favor das vítimas de desastres, o que irá, realmente, definir se a oportunidade tão esperada chegou, é o seu Estado de Necessidade no pós-desastre.



O socorrista não pode ser vítima, nem fazer novas vítimas!


Importante!

Aquele que pretende prestar socorros às vítimas de um desastre, não pode depender dos recursos locais de assistência humanitária, nem estar envolvido emocionalmente com o cenário, nem prejudicar ou deixar de socorrer a sua própria família.

Portanto, o missionário deverá, nas circunstâncias adversas, avaliar-se, a fim de identificar o seu verdadeiro Estado de Necessidade após a ocorrência de um desastre. Nunca deixando de lembrar a Escala de Prioridades da Vida Cristã na Emergência[1]:

1° - DEUS
2° - EU
3° - FAMÍLIA
4° - TRABALHO
5° - IGREJA / ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

Saiba, agora, o porquê:

1°) DeusNão esquecer de amar a Deus sobre todas as coisas e sob todas as adversidades. Isto te ajudará a manter o bom ânimo, fazer o que é da vontade do Pai e renovar as esperanças. (Mt 22:37; Jo 16:33)

 2°) Eu – Estando bem resolvido com o primeiro item. Caso você tenha sofrido ferimentos leves ou graves, ou perdas materiais relacionadas à sobrevivência; você deve dedicar-se a prover para si, tratamento de saúde, reservas de alimento e água potável. Caso esteja, emocionalmente, afetado pelo desastre; você deve, respectivamente: a) procurar assistência médica e/ou deixar-se ser tratado pelos agentes de saúde; b) procurar e/ou deixar-se ser assistido por psicólogos. (Fp 4:10-20)

 3°) Família - Estando bem resolvido com o primeiro e segundo itens. Caso, a sua família tenha sofrido ferimentos leves ou graves, e/ou esteja, emocionalmente, afetada pelo desastre; você deve procurar assistência médica para ela e permanecer presente junto a ela, para auxiliá-la no que se fizer necessário; (Sl 68:6a; Gl 6:10)

 4°) Trabalho - Estando bem resolvido nos 03 (três) primeiros itens. Mesmo em situações de emergência, nem todos os segmentos de trabalho interrompem as suas atividades de trabalho, parando de funcionar. Você não pode esquecer que assumiu um compromisso de prestação de serviço, do qual você recebe remuneração e tem condições de garantir o sustento e a segurança da sua família. É pelo fruto do seu trabalho que você também: a) obedece a Deus; b) leva os dízimos e as ofertas que mantêm a obra de Deus; c) dá bom testemunho; d) fortalece as alianças de amizade e confiança com seus colegas e chefias; e) garante o seu próprio sustento e a manutenção de suas próprias necessidades; f) abençoa a sua família no suprimento de suas necessidades. (1Ts 4:11)

 5°) Igreja / Assistência Humanitária - Estando bem resolvido nos 04 (quatro) primeiros itens. Neste momento, você está apto para servir a Deus e à Sociedade, por intermédio dos seus dons e talentos profissionais, em favor das vítimas de desastre. (At 20:35)



[1] A Escala de Prioridades da Vida Cristã na Emergência é uma estratégia adotada pelo Serviço Nacional de Capelania Pós-Desastre no treinamento de capelães no serviço de voluntariado cristão nas emergências.

Nenhum comentário: